Onde o atendimento é realizado?

Compartilhe <3

Locais para diferentes serviços. Confira o melhor local onde o atendimento psicológico pode ser realizado.

Em que local o atendimento é realizado?

A resposta para essa pergunta é: depende.

Por quê?

Porque é necessário, em primeiro lugar, definir qual o serviço de psicologia que melhor atende a sua necessidade.

Se você está procurando psicoterapia, o melhor local seria a sala do psicólogo, ou consultório.

Este espaço geralmente é uma sala reservada, com condições aceitáveis de ruídos, que oferece condições ambientais confortáveis, além de, é claro, oferecer maior privacidade.

Como seria possível dizer que existiria um ambiente com essas condições em um parque, uma praça ou um shopping center, por exemplo? Definitivamente, não dá.

Atualmente alguns estabelecimentos, como academias, clínicas de psiquiatria, estúdios de yoga ou pilates, por exemplo, oferecem um espaço exclusivo para o trabalho dos psicólogos.

Em outras palavras, essa sala de psicologia seria constituída dentro de um estabelecimento ou instituição. Assim, dá.

Porém, de fato, como alguns podem apontar, também é possível a realização de atendimentos psicológicos fora do ambiente da sala de psicologia ou do consultório.

Alguns serviços, como o plantão e o acompanhamento psicológico (AT), por exemplo, acontecem em locais externos.

Previamente combinados com o cliente, locais que são rotineiros no cotidiano, e acabam fazendo parte do trabalho, somando a administração dessas condições imprevisíveis ao que pode ser terapêutico ou não.

Como bem disse Ribeiro (2009, pg. 79), todo local é identitário, relacional e histórico.

Explicando: O local que é escolhido para acontecer determinado serviço de psicologia delimita possibilidades, marca território, tem identidade própria e interage com as pessoas, também se relacionando com as suas histórias de vida.

No meu caso, atendo em uma sala específica e exclusiva para a realização dos serviços de psicoterapia. Não ofereço o AT, nem o plantão fora de instituições.

 

Serviço de psicoterapia e psicanálise

São realizados na cidade de São Bernardo do Campo, SP.

O endereço é Av. Caminho do Mar, 2254. Rudge Ramos.

Entre o Restaurante Mais Sabor e Saúde, e o Posto Ipiranga. Bem em frente à concessionária Vigorito, da Chevrolet.

Para informações e agendamento, visite a página de contato.

 

Serviço de orientação psicológica online

Segundo a resolução do Conselho Federal de Psicologia número 11 do ano de 2012, Orientação Psicológica Online é um serviço pontual, informativo e focado no tema proposto, limitado a 20 encontros, podendo ser prestado de forma eventual para clientes em trânsito ou momentaneamente impossibilitados de comparecer ao atendimento presencial.

O atendimento virtual acontece por meio de um programa comunicador da internet, como Skype, Whatsapp, Duo ou Hangouts, por exemplo. Ou até mesmo via e-mail.

Sempre seguindo o Código de Ética do Profissional de Psicologia.

Para mais informações e agendamento, você pode consultar o site específico desta modalidade: ATENDIMENTO VIRTUAL EM PSICOLOGIA

 

Serviço de plantão, atendimento social e atendimento em grupos

Os serviços de plantão, atendimento às comunidades ou trabalhos em grupos são realizados, geralmente, dentro de um ambiente institucional, previamente preparado para receber as tarefas que serão realizadas.

Muitas vezes são serviços necessários em situações de urgência ou emergência, mas também acontecem sob demanda e agendamento dentro de universidades, albergues, instituições de acolhimento, e outros.

Pessoas em situação de vulnerabilidade social podem procurar essas instituições para tentar receber atendimento gratuito, supervisionado, de qualidade.

E como funciona?

Ficam à disposição um ou vários psicólogos por períodos ininterruptos, determinados ou sazonais. Os atendimentos se dão em um único encontro, ou em esquema de atendimento-e-retornos, mas não são tão delimitados em sua frequência quanto um trabalho de psicoterapia o é.

Como bem considerado por Scorsolini-Comin (2015, pg. 164), este atendimento tem um potencial muito grande e peculiar, pois serve para oferecer de forma ágil, precisa e eficiente, “suporte emocional, espaço para a expressão de sentimentos e angústias, bem como possibilidade de reorganização psíquica e de instilação de esperança”.

Importante salientar sempre que, tanto em um atendimento virtual, como em plantões e grupos,

Em caso de observada necessidade por parte do profissional de psicologia, o cliente sempre será orientado a procurar um atendimento presencial e exclusivo.

 

Palestras, Mentorias, Consultorias, Masterclasses, Supervisão de Profissionais, e outros serviços de psicologia

Gosto de dizer que a psicologia é uma profissão que abrange muito mais áreas e serviços do que a vista é capaz de alcançar. É muito ampla! Muito vasta!

imagem mostra uma mão virada para cima em primeiro plano e um oceano logo à sua frente, o horizonte amplo, como se oferecesse ao expectador da imagem tudo aquilo que é de bonito na existência.

Além da psicoterapia e da orientação psicológica, também é possível que haja alguma outra forma de ajuda através da psicologia que vá te beneficiar.

Entre em contato. Vamos discutir sua ideia e fazer acontecer.

 

Referências

  • CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Código de Ética Profissional do Psicólogo (ver link acima).
  • CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução CFP N° 011/ 2012 que regulamenta os serviços psicológicos realizados por meios tecnológicos de comunicação a distância, o atendimento psicoterapêutico em caráter experimental e revoga a Resolução CFP N.º 12/2005 (ver link acima).
  • SCORSOLINI-COMIN, Fabio. Plantão psicológico e o cuidado na urgência: panorama de pesquisas e intervenções. Psico-USF, Itatiba , v. 20, n. 1, p. 163-173, abr. 2015 . Disponível em http://ref.scielo.org/5q5rb5. Acessado em 12 Maio 2018 13h30min.
  • RIBEIRO, Alessandra Monachesi. A idéia de referência: o acompanhamento terapêutico como paradigma de trabalho em um serviço de saúde mental. Estud. psicol. (Natal), Natal , v. 14, n. 1, p. 73-83, Abril. 2009 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2009000100010&lng=en&nrm=iso>. Acessado em 09 Maio 2018 21h.

Crédito de Imagens

Compartilhe <3