O que é Psicoterapia e quando eu preciso dela?

Compartilhe <3

O que é Psicoterapia?

E agora? Além de saber o que é psicoterapia, quando sei que estou precisando dela?

imagem de uma mulher de meia idade, sentada em um balanço, à beira da praia, contemplando o pôr do sol, e refletindo sobre sua vida, sobre o que é psicoterapia e sobre as transformações necessárias em sua própria vida.

 

Estou Explodindo Por Dentro!

Não sei se você já se sentiu assim em algum momento, mas essa parece ser a sensação padrão daquele que sofre com alguma angústia.

Muito além de lidar com pensamentos ruins que passam rapidamente pela cabeça, em muitos casos ainda há um mal-estar. Um desconforto que reflete no corpo. Alguns sentem-se profundamente mal e a impressão é de que não existe solução.

Os nomes que damos para isso são complicados de entender, e podem causar medo. Fiz uma pesquisa rápida e logo encontrei uma lista apavorante: Distúrbios; Transtornos; Fobias; Manias; Doenças…

Quando essa pessoa pensa sobre o assunto ou conversa com alguém, logo surge uma opinião muito clara de que é preciso procurar um psicólogo.

Uma opinião de que, urgentemente, é preciso começar uma psicoterapia. Mas… o que é psicoterapia?

Será que psicoterapia é algo que vai ajudar com esses problemas? É a psicoterapia que soluciona o conflito que praticamente todos nós temos entre nosso desejo de querer ser, nosso modo de agir no mundo e o jeito que temos para lidar com a reação das pessoas ao que sentimos, pensamos e fazemos?

Se eu tenho depressão, vício, ansiedade, etc… devo fazer psicoterapia?

O Conselho Federal de Psicologia, órgão nacional que regula a atividade de todo profissional de psicologia, debateu muito sobre o que é psicoterapia, para que serve, à quem se direciona, quais as responsabilidades envolvidas e, principalmente, qual o motivo dela ser muito procurada para promover a saúde.

“Art. 1º – A Psicoterapia é prática do psicólogo por se constituir, técnica e conceitualmente, um processo científico de compreensão, análise e intervenção que se realiza através da aplicação sistematizada e controlada de métodos e técnicas psicológicas reconhecidos pela ciência, pela prática e pela ética profissional, promovendo a saúde mental e propiciando condições para o enfrentamento de  conflitos e/ou transtornos psíquicos de indivíduos ou grupos.”

– Resolução 10 / 2000

Esse é o conceito oficial, científico. Correto, amplamente debatido e convencionado.

Na prática, psicoterapia é muito mais que isso. Na minha opinião, psicoterapia é promoção de transformação.

Não existe uma regra definida de quando alguém teria de achar que precisa de uma ferramenta para transformar a sua vida, certo? ERRADO!

O ser humano é impermanente por si só, ou seja, todo mundo está sempre mudando.

Tudo mundo precisa lidar com a mudança. Logo, todo mundo precisa de uma ferramenta como a psicoterapia para promover essa transformação da melhor forma possível.

“Ninguém pode entrar duas vezes no mesmo rio, pois quando nele se entra novamente, não se encontra as mesmas águas, e o próprio ser já se modificou”

– Heráclito, 535 a.C.- 475 a.C.

Com isso, é possível dizer que a nossa cultura popular e comum, em parte com ajuda da comunidade científica, tem apresentado e transmitido para uma grande quantidade de pessoas, a ideia de que psicoterapia é algo que vai ajudar a lidar com alguma angústia, como as que eu citei acima.

Pessoas vão divulgar que psicoterapia serve para quem precisa de auxílio em saúde mental, e isso está correto, mas discordo se aceitarmos que é isso.

A psicoterapia é um processo de acolhimento, entendimento, análise, debate e transformação, para que você consiga lidar melhor com dificuldades muito próprias daquilo que todo ser humano tem em sua vida individual ou coletiva.

Essa dificuldade pode ser sim uma depressão, um vício, uma euforia, fases difíceis de lidar com a própria existência, teu jeito de entender o mundo, relacionamentos complicados ou sentimentos muito devastadores.

Ela serve para quando você está mal. E também serve para quando você está bem. Eu mesmo tenho ANOS de psicoterapia em meu “currículo”, e não penso em parar de fazer. Estou sempre re-lendo o meu próprio livro, tentando reescrevê-lo de forma que a história fique cada vez melhor.

Então, vamos lá! O que se entende aqui como psicoterapia? O que é psicoterapia, afinal de contas?

Através da ajuda de métodos e técnicas anteriormente estudados por um profissional, que pode ser psicólogo ou psicoterapeuta, a pessoa que procurou este tipo de atividade vai tendo sua experiência de vida – passado, presente e expectativa de futuro – colocada em compreensão.

Assim ela pode analisar essa experiência, identificar o que está tornando tudo fácil ou difícil, agradável ou penoso, simples ou complicado, e, por fim, com a ajuda desse trabalho, intervir, agir, mudar e transformar.

Psicoterapia é para pessoas. Muito além dos ganhos em saúde mental, a psicoterapia serve para promover mudanças valiosas em seu jeito de sentir-se, pensar e agir, independente de você estar bem ou mal.

E eu nem peço que acredite em mim agora. Se está na dúvida, pergunte para quem já fez. Verá que isso que estou falando é só o começo.

Veja, por exemplo, o que Youtuber, Escritora e Jornalista Júlia Tolezando ( a jout jout ) tem a dizer sobre isso:

 

Por fim, é importante dizer que cada pessoa vai vivenciar a psicoterapia da sua maneira, assim como cada profissional terá seu jeito próprio de fazer esse trabalho.

Existem muitas linhas de pesquisa e abordagens teóricas propostas na formação de psicologia para o desenvolvimento de um processo de psicoterapia.

Uma dica MUITO importante: Procure alguém sério, comprometido com o ser humano que se encontra junto a ele, envolvido com a formação e a atualização profissional, com a sociedade, com a ciência e com o mundo.

Depois dessa busca, é possível encontrar aquele que você acredite que vai ajudar, por isso, fica aqui a minha sugestão para que conheça o meu trabalho e experimente vivenciar a psicoterapia.

Sem dúvida, será transformador.

 

 

Referências

Crédito de Imagens

Compartilhe <3